segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto: "A Era Vargas em Retalhos- Sob o Olhar do Jovem"

( E tudo acabou em festa! )

"A Era Vargas em Retalhos-  Sob o Olhar do Jovem"

"A Era Vargas em Retalhos-  O Olhar do Jovem"


Local: Colégio Estadual Aurelino Leal.
Orientação: Professora Izabelle Cerqueira Reis da Costa
Público Alvo – Terceiro Ano do Ensino Médio.
Duração: Terceiro Bimestre de 2012


JUSTIFICATIVA

No decorrer do tempo, o cidadão brasileiro, seja homem ou mulher e, teve de dar largos passos para alcançar a trajetória da história da humanidade nos continentes vizinhos.
A mulher saiu das prendas domésticas, da submissão e enfrentou os desafios do mundo dos negócios, projetando-se nos esportes, na música, na carreira militar e em quase todas as profissões, conquistou o direito ao voto,derrubando com isso barreiras e tabus que as oprimiam e as rotulavam de diferentes, indefesas e incapazes ou seja, o famoso sexo frágil.
O trabalhador teve reconhecido direitos trabalhistas com redução da jornada de trabalho, férias, repouso semanal remunerado, o mundo entrou e saiu de uma grande guerra, as moedas mudaram como em uma dança de cadeiras e o Brasil, saiu da República do Café com Leite e entrou em outra era pelas mãos de um governante controverso: amado por uns, odiado por outros.
Considera-se que, na atualidade, o discente tem pouco contato com o passado da História Nacional e há um quadro de  desvalorização crescente das conquistas e dificuldades pelas quais o povo brasileiro passou para atingir o status quo presente.
Pensando na situação descrita, este projeto, partindo de uma figura pública de destaque, Getúlio Dornelles Vargas,  e ponte entre os jovens discentes e a geração de seus avós será realizado como meio de alcançarmos os objetivos pedagógicos.


METODOLOGIA

A equipe de trabalho se mobilizará perante a sociedade, com o fim de trazer para a escola, o resultado de suas buscas, pesquisas nas bibliotecas públicas estaduais e federais;entrevistas com contemporâneos da Era Vargas (principalmente parentes e vizinhos),etc.
Em uma segunda etapa, de posse das informações colhidas, cada grupo de trabalho ( quatorze ao todo), organizará uma forma de apresentação de seu tema escolhido e, para tanto, utilizará os recursos abaixo relacionados.
O escopo é o de promover um momento de integração entre os discentes da nossa comunidade escolar com o passado recente.

PROBLEMATIZAÇÃO
        Quem foi Getúlio Vargas? Personagem histórico ou literário?

ETAPAS
- Entrevistas com os avós e/ou pessoas que viveram à época das mudanças provocadas pela figura de Getúlio Vargas no poder;
- Pesquisa histórica em bibliotecas públicas dos subtemas abordados em sala de aula( A Crise de 1929 e os reflexos no Brasil;Revolução de 1930 e a Era Vargas; Música, Dança, Costumes, Literatura e Cultura popular nas décadas de 30, 40 e 50; O Suicídio de Vargas);
- Escolha de temas de trabalho e abordagens (teatro, painel, multimídia, documentário, desfiles, dança, música);
- Elaboração de Plano de Trabalho com entrega à professora coordenadora da pesquisa histórica acerca do sub tema escolhido, fontes de pesquisa, recursos a serem utilizados e forma de apresentação;
- Elaboração do cronograma das apresentações, busca de recursos que já existam na escola, na comunidade e/ou recicláveis;
- Ensaios e conferência dos recursos propostos;
- Apresentação dos grupos na Semana da Cultura do CEAL;
- Visita Pedagógica Guiada ao Palácio do Catete- Museu da República;
- Apresentação do Grupo de Câmara nos Jardins do Catete.

OBJETIVOS
· Resgatar o passado histórico recente;
· Valorizar o período histórico abordado bem como a Era Vargas; Música, Dança, Costumes, Literatura e Cultura popular nas décadas de 30, 40 e 50;
· Proporcionar ao educando um contato com as múltiplas formas de aprendizado;
. Direcionar a educação do aluno para a pesquisa como forma de construção de conhecimento;
. Integrar o educando às gerações anteriores;
. Incitar ao questionamento histórico construído a partir dos estudos temáticos;
. Aprofundar os estudos de História recente do Brasil.

RECURSOS
O uso de mídias nos projetos, deve ser, sempre,de forma contextualizada. Por meio de um projeto o educando deve aprender a utilizá-las em contextos de pesquisa ou de organização dos dados obtidos durante o estudo.

O uso das tecnologias pelas escolas não deve ser apenas meramente instrucional uma vez que as mídias favorecem o desenvolvimento de uma série de capacidades e permitem o contato com linguagens variadas podendo ser utilizada para gerar situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, para criar ambientes em que a problematização, a atividade reflexiva, a atitude crítica, a capacidade de decisão e a autonomia sejam privilegiadas.

Com este foco, serão utilizados:
· Materiais recicláveis;
· Cartolina, papéis reciclados, tecidos;
· Vídeos;
. Datashow;
· Dramatização;
· Músicas;
· Danças;
· DJ’s;
.Música de Câmara;
. Informática ( notebook, internet, etc)


DESENVOLVIMENTO
A partir do cronograma idealizado pela professora coordenadora do projeto, após a pesquisa, seleção e estudo dos temas, serão definidos os grupos de trabalho e a forma de apresentação dos mesmos.
Após a apresentação na Semana de Cultura do CEAL, no período das aulas, será discutida a validade dos trabalhos e a eficácia na perseguição dos objetivos propostos.
Em dezembro, como finalização, as turmas farão visita pedagógica guiada ao Palácio do Catete- Museu da República finalizando com um concerto nos jardins de obra do maestro Villa Lobos.

CONCLUSÃO
No dia 08 de novembro de 2012, todos os trabalhos realizados nesta UE, pelos discentes sob a orientação da professora Izabelle C. R. da Costa e com o apoio da Direção Escolar, além de toda festividade, serão apresentados e expostos para serem apreciados por todos aqueles que nos honrarem com sua visita e pela comunidade escolar.
No dia 06 de dezembro, as turmas do terceiro ano do Ensino Médio, farão visita pedagógica guiada ao Palácio do Catete- Museu da República finalizando com um concerto nos jardins de obra do maestro Villa Lobos.


Roteiro das apresentações:
- Peça teatral: Um Tiro no Coração do Brasil
- Documentário: A Copa do mundo de 1950
- Dança: Vida de Malandro
-Documentário: O Progresso de Vargas e do Brasil em Forma de Música
- Painel: A Crise de 1929 e a Revolução de 1930
- Dança: Com que Roupa Eu Vou
-  Painel O Direito do Voto Feminino
- Painel, Desfile de Bonecas e Documentário: Expressões Artísticas de 30 a 54
- Peça teatral: Satirizando o Suicídio de Vargas
- Painel: Leis Trabalhistas e CTPS
- Música, Dança e Costumes: Nos Embalos dos Anos 30
- Peça teatral: A Trajetória e Morte de Vargas- uma conversa entre uma popular e um professor
- Música: Apresentação de Grupo de Câmara- Villa Lobos, Vargas e o Estado Novo-A Utilização da Música Como Fonte de Conhecimento Histórico
- Visita Pedagógica ao Palácio do Catete- Museu da República com Concerto nos jardins.

Um comentário:

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada