( E tudo acabou em festa! )
"A Era Vargas em Retalhos- Sob o Olhar do Jovem"
"A
Era Vargas em Retalhos- O Olhar do
Jovem"
Local:
Colégio Estadual Aurelino Leal.
Orientação:
Professora Izabelle Cerqueira Reis da Costa
Público Alvo – Terceiro Ano do Ensino Médio.
Duração: Terceiro Bimestre de 2012
JUSTIFICATIVA
No decorrer do tempo, o cidadão brasileiro, seja
homem ou mulher e, teve de dar largos passos para alcançar a trajetória da
história da humanidade nos continentes vizinhos.
A mulher saiu das prendas domésticas, da submissão
e enfrentou os desafios do mundo dos negócios, projetando-se nos esportes, na
música, na carreira militar e em quase todas as profissões, conquistou o
direito ao voto,derrubando com isso barreiras e tabus que as oprimiam e as
rotulavam de diferentes, indefesas e incapazes ou seja, o famoso sexo frágil.
O trabalhador teve reconhecido direitos
trabalhistas com redução da jornada de trabalho, férias, repouso semanal
remunerado, o mundo entrou e saiu de uma grande guerra, as moedas mudaram como
em uma dança de cadeiras e o Brasil, saiu da República do Café com Leite e
entrou em outra era pelas mãos de um governante controverso: amado por uns,
odiado por outros.
Considera-se que, na atualidade, o discente tem
pouco contato com o passado da História Nacional e há um quadro de desvalorização crescente das conquistas e
dificuldades pelas quais o povo brasileiro passou para atingir o status quo presente.
Pensando na situação descrita, este projeto, partindo
de uma figura pública de destaque, Getúlio Dornelles Vargas, e ponte entre os jovens discentes e a geração
de seus avós será realizado como meio de alcançarmos os objetivos pedagógicos.
METODOLOGIA
A equipe de trabalho se mobilizará perante a
sociedade, com o fim de trazer para a escola, o resultado de suas buscas,
pesquisas nas bibliotecas públicas estaduais e federais;entrevistas com
contemporâneos da Era Vargas (principalmente parentes e vizinhos),etc.
Em uma segunda etapa, de posse das informações
colhidas, cada grupo de trabalho ( quatorze ao todo), organizará uma forma de
apresentação de seu tema escolhido e, para tanto, utilizará os recursos abaixo
relacionados.
O escopo é o de promover um momento de integração
entre os discentes da nossa comunidade escolar com o passado recente.
PROBLEMATIZAÇÃO
Quem foi Getúlio Vargas?
Personagem histórico ou literário?
ETAPAS
- Entrevistas com os avós e/ou pessoas que viveram à época das mudanças
provocadas pela figura de Getúlio Vargas no poder;
- Pesquisa histórica em bibliotecas públicas dos subtemas abordados em
sala de aula( A Crise de 1929 e os reflexos no Brasil;Revolução de 1930 e a Era
Vargas; Música, Dança, Costumes, Literatura e Cultura popular nas décadas de
30, 40 e 50; O Suicídio de Vargas);
- Escolha de temas de trabalho e abordagens (teatro, painel, multimídia,
documentário, desfiles, dança, música);
- Elaboração de Plano de Trabalho com entrega à professora coordenadora
da pesquisa histórica acerca do sub tema escolhido, fontes de pesquisa,
recursos a serem utilizados e forma de apresentação;
- Elaboração do cronograma das apresentações, busca de recursos que já
existam na escola, na comunidade e/ou recicláveis;
- Ensaios e conferência dos recursos propostos;
- Apresentação dos grupos na Semana da Cultura do CEAL;
- Visita Pedagógica Guiada ao Palácio do Catete- Museu da República;
- Apresentação do Grupo de Câmara nos Jardins do Catete.
OBJETIVOS
· Resgatar o
passado histórico recente;
· Valorizar o
período histórico abordado bem como a Era Vargas; Música, Dança, Costumes,
Literatura e Cultura popular nas décadas de 30, 40 e 50;
·
Proporcionar ao educando um contato com as múltiplas formas de aprendizado;
. Direcionar
a educação do aluno para a pesquisa como forma de construção de conhecimento;
. Integrar o
educando às gerações anteriores;
. Incitar ao
questionamento histórico construído a partir dos estudos temáticos;
. Aprofundar
os estudos de História recente do Brasil.
RECURSOS
O uso de
mídias nos projetos, deve ser, sempre,de forma contextualizada. Por meio de um
projeto o educando deve aprender a utilizá-las em contextos de pesquisa ou de
organização dos dados obtidos durante o estudo.
O uso das
tecnologias pelas escolas não deve ser apenas meramente instrucional uma vez
que as mídias favorecem o desenvolvimento de uma série de capacidades e
permitem o contato com linguagens variadas podendo ser utilizada para gerar
situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, para criar ambientes em
que a problematização, a atividade reflexiva, a atitude crítica, a capacidade
de decisão e a autonomia sejam privilegiadas.
Com este
foco, serão utilizados:
· Materiais recicláveis;
· Cartolina, papéis reciclados, tecidos;
· Vídeos;
. Datashow;
· Dramatização;
· Músicas;
· Danças;
· DJ’s;
.Música de Câmara;
. Informática ( notebook, internet, etc)
DESENVOLVIMENTO
A partir do cronograma idealizado pela professora
coordenadora do projeto, após a pesquisa, seleção e estudo dos temas, serão
definidos os grupos de trabalho e a forma de apresentação dos mesmos.
Após a apresentação na Semana de Cultura do CEAL,
no período das aulas, será discutida a validade dos trabalhos e a eficácia na
perseguição dos objetivos propostos.
Em dezembro, como finalização, as turmas farão
visita pedagógica guiada ao Palácio do Catete- Museu da República finalizando
com um concerto nos jardins de obra do maestro Villa Lobos.
CONCLUSÃO
No dia 08 de novembro de 2012, todos os trabalhos
realizados nesta UE, pelos discentes sob a orientação da professora Izabelle C.
R. da Costa e com o apoio da Direção Escolar, além de toda festividade, serão
apresentados e expostos para serem apreciados por todos aqueles que nos
honrarem com sua visita e pela comunidade escolar.
No dia 06 de dezembro, as turmas do terceiro ano do
Ensino Médio, farão visita pedagógica guiada ao Palácio do Catete- Museu da
República finalizando com um concerto nos jardins de obra do maestro Villa
Lobos.
Roteiro das apresentações:
- Peça teatral: Um Tiro no Coração do Brasil
- Documentário: A Copa do mundo de 1950
- Dança: Vida de Malandro
-Documentário: O Progresso de Vargas e do Brasil em
Forma de Música
- Painel: A Crise de 1929 e a Revolução de 1930
- Dança: Com que Roupa Eu Vou
- Painel O
Direito do Voto Feminino
- Painel, Desfile de Bonecas e Documentário:
Expressões Artísticas de 30 a 54
- Peça teatral: Satirizando o Suicídio de Vargas
- Painel: Leis Trabalhistas e CTPS
- Música, Dança e Costumes: Nos Embalos dos Anos 30
- Peça teatral: A Trajetória e Morte de Vargas- uma
conversa entre uma popular e um professor
- Música: Apresentação de Grupo de Câmara- Villa
Lobos, Vargas e o Estado Novo-A Utilização da Música Como Fonte de Conhecimento
Histórico
- Visita Pedagógica ao Palácio do Catete- Museu da
República com Concerto nos jardins.
Muito bom seu blog. Parabéns !
ResponderExcluir