sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aula 05 e Estudo Dirigido: Revolução Francesa

 Aula 05: Revolução Francesa
( Clique na imagem para ampliar- Retirada de http://clioemquestao.wordpress.com/2010/03/11/revolucao-francesa-esquemas-de-aula/)

Queridos, podem consultar qualquer livro de Ensino Médio para estudar Revolução Francesa. Em sala ela será abordada de forma que vocês entendam. Gostaria que, antes de resolverem as questões façam alguma leitura complementar.E podem imprimir e colar no caderno também.
Algumas sugestões:

http://clioemquestao.wordpress.com/2010/03/11/revolucao-francesa-esquemas-de-aula/

http://bibariqueveralui.sites.uol.com.br/revfrancesa.html


http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm

http://www.culturabrasil.org/revolucaofrancesa.htm

http://profizabellecosta.blogspot.com/2010/07/franca-em-festa-14-de-julho-lembra-o.html

http://icrcjur.blogspot.com/2009/07/revolucao-francesa-e-seus-efeitos-no.html

E aqui, um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SAZArzPfxGU



Questões: ( Retiradas do livro História e Consciência do Mundo do Gilberto Cotrim)


1- SOCIEDADE DIVIDIDA: Responda
a- Como era constituída a sociedade francesa do século XVIII?
b- Como era composto o primeiro estado? De que provinha sua riqueza?

 c- Qual a situação da nobreza?
d- Quanto ao terceirto estado:
- quem compunha o terceiro estado?
-qual era o ponto comum a todo o terceiro estado?
-quem era a burguesia?
-a que parte da população correspondia o terceiro estado?

2-ECONOMIA EM CRISE: Explique:
a- a situação da agricultura e seus efeitos sobre a vida do povo francês no final do século XVIII:
b- a dificuldade em resolver o déficit público francês em função dos privilégios sociais do Estado absolutista:
c- Como a indústria se encaixava nessa crise econômica.

3- A REVOLTA ARISTROCRATA: Demonstre que a convocação da ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS foi mais uma tentativa do primeiro e segundo estados de manterem seus privilégios.

4- A ASSEMBLÉIA: Como a ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS foi utilizada pela burguesia para lutar contra a velha ordem absolutista?

5- A TOMADA DA BASTILHA. Analise o significado histórico da Queda da Bastilha.

6- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS. Fundamente a frase seguinte com explicações e dados históricos: "A DECLARAÇÃO DOS DIREITO DO HOMEM E DO CIDADÃO, estabelecida pela Assembléia Nacional Constituinte, expressava os presupostos filosóficos da nova sociedade liberal burguesa.

7- MONARQUIA CONSTITUCIONAL.Quais foram os avanços estabelecidos pela Contituição Francesa com relação à:
a- sociedade:
b- economia:
c- religão

8-A REPÚBLICA E A CONVENÇÃO NACIONAL: Quais as diferenças entre os três gurpos políticos que se destacaram no período da Convenção Nacional?

9- GUILHOTINA E TERROR. Responda:
a- Qual a atuação jacobina na fase do Terror?
b- Ao nível internacional, qual a reação desencadeada contra a Revolução Francesa?

10- DITADURA JACOBINA. Quais as medidas de grande alcançe popular adotadas pela ditadura jacobina?

11- GOVERNO DO DIRETÓRIO. O que caracteriza a fase do a Diretório?

12- A ASCENSÃO DE BONAPARTE. Explique as condições que levaram Napoleão Bonaparte a chefiar o governo francês, estabelecendo o Consulado.

17 comentários:

  1. Oii prof. aqui quem te escreve é o aluno Tiago Rodrigues, da 2008.
    queria perguntar a senhorita se é pra pesquisar sobre a revolução. ok?
    boa tarde =)

    ResponderExcluir
  2. Olá professora , sou aluno da turma 2008 , quero lhe perguntar se a aula 5 é só esse esquema da Revolução Francesa?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  3. Tiago e Jhonatha, a aula 5 é composta pelo esquema e as questões ( que valem 3,0 pontos e devem ser feitas no caderno conforme combinado). Para ajudar, eu coloquei uns links de pesquisa. Mas vocês podem utilizar qualquer livro de Ensino Médio que contenha o assunto: Revolução Francesa para responder as questões do estudo Dirigido.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Passando para agradecer sua visita ao Saiba História. Parabéns pelo blog! Já virei seguidor.
    Abraços e um ótimo final de semana! :-)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog. Ganhaste mais um seguidor. Convido-te para visitares o meu blog. Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Professora! Boa Noite ( =
    eu queria saber aonde eu posso encontrar o Livro do Gilberto Cotrim,pra eu poder fazer o Trabalho,e a Senhora vai querer o Trabalho sobre ele na terça-feira!? Beijos ;* Ludmila 2008

    ResponderExcluir
  7. Olá professora, sou aluna da turma 2005 e gostaria de saber se a prova ainda será no dia 20/04, já que com a prova da SAERJ não conseguimos corrigir o E.Dirigido sobre Revolução Francesa! Então se for de não der tempo de fazermos a prova,ela será remarcada para o dia 27/04 dps do feriadão? Agradeço desde já! Rojane.Ferreira

    OBS: tentei mandar como e-mail mas não consegui, não sei oq houve! ;**

    ResponderExcluir
  8. Caros alunos, a prova será adiada sim. Converso com vocês em sala. Quanto ao livro e ao estudo dirigido, ele pode ser solucionado com qualquer livro de História Geral do Ensino Médio, como já dito, ou pesquisando na internet. Mil beijos

    ResponderExcluir
  9. graças a deus a prova será adiada beijos professora !

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh que saudade! Ainda tenho todas as anotações no meu caderno! Minha aula favorita... bons tempos que não voltam mais :/

    by: Aline Cavalcanti

    ResponderExcluir
  11. não tem gabarito ? por favoor preciso pra estudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página é dedicada aos alunos do CEAL e tem como objetivo alimentar a curiosidade e estimular a pesquisa.
      A conclusão do que é postado aqui é discutido em sala e alunos de anos posteriores consultam a página.
      Não há, portanto, a possibilidade de colocar respostas.
      Mas elas poderão ser encontradas, facilmente em qualquer livro didático de Ensino Médio.
      Obrigada por nos visitar.

      Excluir
  12. Oii proff :D voce pode deixar as respostas aqui ? ja que tudo acabou ! so pra conferir !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página é dedicada aos alunos do CEAL e tem como objetivo alimentar a curiosidade e estimular a pesquisa.
      A conclusão do que é postado aqui é discutido em sala e alunos de anos posteriores consultam a página.
      Não há, portanto, a possibilidade de colocar respostas.
      Mas elas poderão ser encontradas, facilmente em qualquer livro didático de Ensino Médio.
      Obrigada por nos visitar.

      Excluir
  13. preciso das respostas , para dar aula estou estagiando como professor desde ja grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página é dedicada aos alunos do CEAL e tem como objetivo alimentar a curiosidade e estimular a pesquisa.
      A conclusão do que é postado aqui é discutido em sala e alunos de anos posteriores consultam a página.
      Não há, portanto, a possibilidade de colocar respostas.
      Mas elas poderão ser encontradas, facilmente em qualquer livro didático de Ensino Médio.
      Obrigada por nos visitar.

      Excluir

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada