quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dissertação de Letícia Barreto

Tema: Revoluções Burguesas

Alunas: Letícia Barreto
Colégio Estadual Aurelino Leal. Turma: 2007

A Importância das Revoluções Burguesas para a vida Cotidiana Atual

     Antes das Revoluções Burguesas predominava na sociedade européia o Antigo Regime que era o poder centralizado nas mãos do rei. As classes sociais eram divididas em estamentos, havia intolerância cultural e religiosa, a intervenção do estado na economia (Feudal). As Revoluções tinham como objetivo principal acabar com o antigo regime e transformar a economia.

     As conquistas foram muitas. Com as Revoluções Inglesas o poder foi retirado das mãos do rei. A Revolução Industrial trouxe consigo a invenção e utilização de máquinas, a expansão do comércio, a consolidação do sistema capitalista de produção, a criação da classe dos proletariados e o crescimento da população urbana. Com a Revolução Francesa foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a extinção da monarquia absoluta, o voto censitário.

     Essas Revoluções são as alavancas do sistema que movem nossa sociedade hoje em dia. Deveríamos agradecer aos burgueses que lideraram essas Revoluções, pois se não fossem elas não teríamos liberdade de expressão, voto, uma constituição, um salário no final do mês, vários tipos de roupas, o desenvolvimento da tecnologia. Podemos não perceber, mas se pararmos para pensar essas Revoluções criaram o mundo em que vivemos hoje.

Um comentário:

  1. Ahh é a minha...rsrs'
    profª vlw pela força que vc deu esse ano..
    pelo apoio e as liçoes ensinadas... queria mt que desse aula pro terceiro ano ....:)

    saudadesss..bjs

    ResponderExcluir

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada