terça-feira, 8 de março de 2016

Autoras brasileiras, você já leu?

Boa tarde, queridos!

Vocês conhecem essas mulheres?

São autoras brasileiras.

Desafio a leitura de um dos livros abaixo ( ou outro de qualquer uma dessas autoras)  para debate em sala.


http://i2.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2015/03/autoras.jpeg?w=1050

(http://ataba.com.br/8-autoras-brasileiras-que-toda-mulher-precisa-conhecer)


Reprodução parcial do post da página acima:
Com mais de 40 anos de carreira, a escritora carioca Ana Maria Machado tem mais de 100 livros publicados. Suas obras foram traduzidas para vinte idiomas e vencedoras dos mais diversos prêmios de literatura.
Começou a escrever histórias infantis a convite da revisa Recreio e se consagrou no gênero. Também é pintora e membro da Academia Brasileira de Letras, da qual já foi presidente.
ponto a ponto ana maria machado livraria a taba

Escritora e ilustradora mineira, Angela Lago tem a maior parte de suas obras dedicadas às crianças. Recebeu muitos prêmios, tanto por seus textos quanto pelas ilustrações – inclusive, alguns de seus livros são narrados apenas com imagens.
cantico dos canticos angela lago livraria a taba

Considerada uma das mais importantes poetisas de língua portuguesa, a carioca Cecília Meireles publicou seu primeiro livro aos dezoito anos. Teve grande importância como jornalista na área de educação e fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil, em 1934.
os pescadores e as suas filhas cecilia meireles livraria a taba

Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector naturalizou-se brasileira e dizia-se pernambucana. Tornou-se uma das escritoras brasileiras mais importantes de seu século, misturando temas psicológicos ao cotidiano, tanto em romances como nas crônicas publicadas em jornais e revistas.
cronicas para jovens de escrita e vida clarice lispector livraria a taba

A gaúcha Lygia Bojunga conquistou o público desde seu primeiro livro, “Os colegas”, lançado em 1972. Vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen, mais importante premiação da literatura infantil, narra histórias em tom de conversas e abre espaço para resolução de conflitos usando a imaginação e sensibilidade tipicamente infantil.
tchau Lygia Bojunga livraria a taba

Paulista criada em diversas cidades do interior, Lygia Fagundes Telles cresceu ouvindo histórias de terror de personagens folclóricos. Aos oito anos de idade, já escrevia contos e os apresentava em reuniões familiares. O pai pagou pela publicação de seu primeiro livro, porém não demorou para que a escritora fosse reconhecida no Brasil e internacionalmente.
Historias de misterio Lygia Fagundes Telles livraria a taba

Formada em Artes Plásticas, a ítalo-brasileira Marina Colasanti começou a escrever diários quando tinha 9 anos e diz que se sente bem com palavras escritas porque nasceu leitora e escrever se tornou sua profissão e seu prazer. Tem mais de 30 livros publicados, tendo recebido prêmios por muitos deles.
breve historia de um pequeno amor marina colasanti livraria a taba

Apesar de nascida em São Paulo, a escritora Zélia Gattai recebeu o título de Cidadã da Cidade de Salvador. Foi militante do movimento político-operário anarquista e tinha 63 anos quando escreveu seu primeiro “Anarquistas, graças a Deus”, que prenunciou seu sucesso como escritora.
anarquistas gracas a deus zelia gattai livraria a taba

Retirado de http://ataba.com.br/8-autoras-brasileiras-que-toda-mulher-precisa-conhecer.
Vale a pena dar um pulinho lá

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada

Ocorreu um erro neste gadget