segunda-feira, 31 de março de 2014

Sábado Letivo:Cidadania, Liberdade, Repressão e Ditadura.

 Sábado letivo. Palestra com Mestrandas de Direito da UFF e muitas imagens do nosso trabalho.
Neste sábado procuramos dar início à temática Cidadania, Direitos Humanos, Liberdade, repressão e Ditadura.
 Painel : Todo mundo tem direito! Iniciamos com a apresentação da música: Atento aos Sinais, do Arnaldo Antunes. O painel representa os conceitos trabalhados: direito, vida, liberdade, gentileza, compaixão, solidariedade, paz,etc.
 A montagem com a coordenação da Bia e da Shirley
 Os meninos atentos e participantes nas palestras das mestrandas da UFF-Direito que vieram em parceria conosco, propor um ciclo de debates e oficinas sobre cidadania. Seguem as palavras da Maíra sobre esse projeto:
"A ideia desse projeto surgiu, porque na Faculdade de Direito, constantemente temos o pensamento de que determinados conteúdos não tinham que ser ensinados apenas para advogados, mas sim para todo mundo, pois são conteúdos instrumentais para o exercício da cidadania.
Acredito que o sistema de divisão de poderes (Poder executivo, legislativo e judiciário) é o conteúdo principal, basilar, para que a pessoa possa começar a entender a estrutura e o funcionamento do nosso Estado.
Esse tipo de conhecimento é essencial para entender as deficiências do nosso sistema, e os mecanismos de transformação que ele nos oferece (se é que nos oferece efetivamente algum). Nas manifestações populares que ocorreram no ano passado, nós vimos claramente que as pessoas estão insatisfeitas, mas não conseguem enxergar o que podem fazer para mudar essa realidade.

Com isso em mente, pensamos em elaborar atividades que nos permitam passar essas informações aos alunos de uma forma acessível (e não codificada como acontece no juridiquês das faculdades de direito) e dinâmica, para que eles realmente compreendam as funções de cada poder, quais as responsabildiades de cada um, qual a função daquela pessoa em quem você vota nas eleições, etc."
A chegada dos alunos no CEAL. Antes do horário marcado porque quem quer direitos tem pressa!
 Painéis informativos do período compreendido entre a Revoleção de 1930 e o Golpe Militar de 1964.
Breviário do governo de Jânio Quadros.
Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós. O hino que virou samba.
JK na linha do tempo.
Nas lentes do Golpe de 1964.
Trabalho a partir da parceria UFF- Museu do Ingá-CEAL. "O Golpe de 64- Dimensões que  traz um ciclo de exibição de filmes seguidos de debates para refletir sobre as dimensões ´políticas, sociais e culturais provocados pelo golpe civil militar de 1964, sua repercussão na História recente do brasil e as marcas deixadas na memória popular deste "episódio" que durou 21 anos"
O ano que não terminou: 1968



Outro trabalho produzido a partir do Projeto O Golpe de 64- Dimensões

























A palestra das mestrandas foi ouvida com atenção.
Outro trabalho que se desdobrou a partir desse sábado letivo foi a parceria com os formandos de Direito da UFF que trouxeram para o colégio um projeto de cidadania nas escolas públicas com posterior curso de Noções de Direito do Consumidor, Direito Constitucional e Direito Penal.

Para saber mais acesse o link: http://profizabellecosta.blogspot.com/2014/05/projeto-de-cidadania-uff-ceal.html

Notícias do nosso sábado letivo podem ser vizualizadas em:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=14069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada