segunda-feira, 16 de maio de 2011

Desafio

"Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma Cruzada e matamos um mouro. Bem-vindos à Idade Média!!!!"Por Sérgio Mitre

Que tal uma análise da frase acima?
Vale um bônus.

68 comentários:

  1. Uau!
    não conhecia a frase, mas gostei, boa frase pra levar à sala de aula... dá um bom debate!
    Mas a pergunta que não quer calar... Será mesmo que regressamos à Idade Média ou será que nunca saimos dela?
    Não vou dar meu palpite aqui, pq quem tem que ganhar o bônus são seus alunos atuais prof. mas fique sabendo que adorei isso! faça sempre, pois assim nos ajuda à pensar, refletir e até mesmo nos achar, no tempo, espaço e até mesmo sentimentalmente! simplismente A-D-O-R-E-I!
    Beijinhos pra todos! :**

    ResponderExcluir
  2. Em uma mesma semana, no século XXI, ocorreram episódios tipicamente medievais; a beatificação de um Papa,um casamento real, uma Cruzada e a morte de um mouro, situações que nos fizeram lembrar da Idade Média, onde isso era comum.
    No ano de 2011 não se espera que fatos como esses aconteçam, porém aconteceram e mexeu com o imaginário popular, nos fazendo “viajar no tempo”, lembrando de uma epóca em que situações como essas eram corriqueiras.

    - Camila Duda
    - Turma: 2006

    ResponderExcluir
  3. Gostei da frase prof.
    Eu acho que da Idade média até atualmente em relação as atitudes humanas pouca coisa mudou. O que evoluiu foi a maneira como são feitos as coisas, com a chegada da tecnologia, mais as tradições, métodos continuam desde da Idade média.
    Beijos, prof ;*
    Suelen Gomes
    turma: 2006
    ps: gostei do seu blog *-*

    ResponderExcluir
  4. Bom, se em pleno século XXI isso acontece
    umas coisas dessas eu não duvido nada que daqui a uns tempos termos uma nova guerra mundial,e olha que tem centenas de motivos para se ter outra guerra!!!
    bjs prof.

    -Diego Toledo da Silva.
    -turma:2003
    e muito obrigado pelo seu voto de confiança comigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Nome:Talita lourenço
    Nº: 32
    Turma:2006
    Eu achei a frase um máximo,Desde a Idade média as pessoas lutaram tanto para que as coisas mudassem, tomassem rumos diferentes nos ramos da politica, economia e até mesmo no convivio da sociedade. E em pleno Séc. XXI ocorrem tais fatos,
    será mesmo que as pessoas querem continuar mudando ou preferem regredir para Idade média?
    As pessoas estão gostando de reviver o passado,Será que amanhã sairá MAQUIAVEL, do sec XXI na primeira pagina do jornal ? Ou ele já está e não percebemos?
    **Profª me perdoe qualquer coisa me empolguei.rs

    ResponderExcluir
  6. Nome:Talita lourenço
    Nº: 32
    Turma:2006
    Eu achei a frase um máximo,Desde a Idade média as pessoas lutaram tanto para que as coisas mudassem, tomassem rumos diferentes nos ramos da politica, economia e até mesmo no convivio da sociedade. E em pleno Séc. XXI ocorrem tais fatos,
    será mesmo que as pessoas querem continuar mudando ou preferem regredir para Idade média?
    As pessoas estão gostando de reviver o passado,Será que amanhã sairá MAQUIAVEL, do sec XXI na primeira pagina do jornal ? Ou ele já está e não percebemos?
    **Profª me perdoe qualquer coisa me empolguei.rs

    ResponderExcluir
  7. Isabelle Capetini - 200624 de maio de 2011 às 17:18

    Realmente,,, fatos históricos movimentando o século XXI,,,, que tomaram intensidade com o tempo por serem raros. Simplesmente, pessoas se encantaram e comtinuam se encantando com os acontecimentos da anguidade presente nos tempos de hoje.

    Ao matar um mouro em uma pequena Cruzada,santificar de um papa beatificando-o e ver uma das mais comuns cenas de contos de fadas acontecendo, sentimos que não foi um simples regresso a Idade média e sim um avanço da história, colocando-a no presente fazendo com que as pessoas vejam os acontecimentos aque eram comuns no passado, no nosso presente em função de preservar a história e não por estórias sem sentido na fente d'ela.

    Bjos Isabelle Capetini T:2006 CEAL

    (Ps: eu fiz sozinha, sem ajuda da internet ...)

    ResponderExcluir
  8. Em pleno século XXI regressamos a Idade Média com esses acontecimentos.
    Casar um principe com uma plebeia, Beatificar um papa, uma cruzada em busca de um mouro que por sinal morreu, são tipicos acontecimento da idade média que nos atingem até hoje pelo fato de estarmos ligados ao passado sentindo as mesmas emoçôes que sentiram pessoas da idade Média com esses mesmos tipos de acontecimentos.

    Jaqueline Perezini
    t:2006

    ResponderExcluir
  9. Nome: Azenclevis Mateus
    Turma:2006
    n° 2
    Realmente nessa semana foi animada. O curioso e que volta e meia procuramos sair dos costumes... Com novas formas de pensar e agi, mais pelo visto o povo gosta do tradicional...

    ResponderExcluir
  10. Em minha humilde opinião acho que a populaçao MUNDIAL é relativamente burra, estão agindo como uma sociedade oculta, pois vêem casoso como esse e nem percebem, muito pelo contrario querem mais. Que sociedade em! Mas como disseram acima, Estamos regredindo ou nunca saimos da Idade Média?

    Ighor Miranda Machado
    N°11 T:2006

    ResponderExcluir
  11. Em meados do século XXI, fatos supostamente inusitados acontecem. De fato, hoje será a "história" dos anos seguintes, e a "história" passada é a base dos novos acontecimentos. Hoje colhemos o fruto do que foi plantado a anos atras, de forma moderna. é claro !

    2006 : Carla Santana ;*

    ResponderExcluir
  12. Nome: Joliana Teles nº: 16
    Turma: 2005


    "Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma Cruzada e matamos um mouro. Bem-vindos à Idade Média!!!!"

    Por incrível que pareça parece que voltamos ao passado e às atitudes que lá eram tomadas, a semana foi cheia de coisas novas mas ao mesmo tempo antigas.
    Mesmo com o passar do tempo o ser humano guardou para si a personalidade dos homens da Idade Média.
    Nessa semana ocorreram coisas que aconteciam naquela época, casar um príncipe por exemplo ou matar um mouro eram acontecimentos históricos daquela época, e nos dias de hoje acontecimentos iguais apareceram, difícil de se acreditar e de entender , mas o fato é que o homem não mudou. O mundo apenas evoluiu, as leis e formas de governo mudaram, mas o homem e suas atitudes estão iguais.
    Portanto essa semana vivemos na Idade Média, e podemos perceber em parte como eram os acontecimentos daquela época.

    Beijo Prof;

    ResponderExcluir
  13. É pra entendemos o que a senhora acaba de postar temos que entender o sentido da frase, beatificação significa beato que tem como significado "ser um santo", casar-se uma coisas normal não quando se é um príncipe, cruzada um movimento militar de inspiração cristã que partiram a "Terra Santa" , um mouro população islâmica, e por fim idade média foi o período intermédio numa divisão em quatro eras ...
    Se hoje pararmos para pensar na idade média a religião católica já exercia grande influência, sendo que com o tempo foram criadas outras religiões e como isso enfraqueceu o poder que os padres tinha sobre "o povo", porém será que uma pessoa como qualquer outra pode se tornar um "santo" ?!, Um casamento?! Uma coisa tão comum, porém foi de um
    foi de um príncipe que exerce grande influência, mas será que mudo em algo o casamento dele em nossa vida?! E por fim "...fizemos uma Cruzada e matamos um mouro." Na idade média os senhores feudais tiveram grande influência, feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais.. como ja dito uma forma de organização então quando "mataram o mouro" foi uma forma de tentar se "estabilizar", porém a idade média vive! Apesar de dos desenvolvimentos humanos, a nossa cultura segue!
    Professora quem é esse Sérgio Mitre? eu tentei pesquisar sobre ele e só vi um jogador de beisebol? ;S
    Nome: Gabriela Marques Turma: 2004

    ResponderExcluir
  14. Nome: Alessandra Nictheroy Oliveira.
    Turma: 2008.
    nº: 1


    Realmelmente são fatos que nos lembram outros tempos.

    Porém fico feliz que ainda existam pessoas santas no mundo independente da religião e se foi um papa que bom, ele não deixou de ter influência na vida de milhares de pessoas todos esses anos que serviu a Deus, isso não deve se perder independente da época, nenhuma tecnologia substitui uma pessoa de coração puro.

    A Inglaterra sem dúvidas é um país de povo muito inocente, para ter corte em pleno século XXI, considerando que eles de nada servem ao país se não para gastar o dinheiro do povo com mordomias. Sendo assim, na minha opinião é só um casamento de uma pessoas acomodada ao país e foi simplesmente feito um grande "carnaval" em cima disso, talvez pela noiva ser povão o que não à torna diferente dele, só que antes ela o sustentava e agora será sustentada como ele rsrs.

    cruzada é um termo que leva a uma viagem no tempo, considerando como movimento militar, só percebo que guerra existe em qualquer época e infelizmente não acho que paramos por aqui
    quanto ao "mouro" professora, como diria minha avó: morreu, fedeu! Agora esperemos as consequências.


    beijos professora ;**

    ResponderExcluir
  15. Professora aonde esta o outro desafio? Não achei; Ou não tem ainda?
    beijo ;*

    ResponderExcluir
  16. Foram acontecimentos que realmente mecheram com o mundo todo, a beatificação do Papa todos já esperavam, o casamento parou o mundo, e matar um mouro, realmente a idade média está sendo revivida hoje em dia.

    CeaL / Francisco Helder / Nº6 / 2007

    ResponderExcluir
  17. Pois é, na ultima semana aconteceu vários acontecimentos importantes que mecheu com o mundo todo, a beatificação do papa que já era esperada, o casamento real que parou com o mundo todo e a cruzada que matou o mouro ... relembramos modernamente a idade média.

    CeaL / Francisco Helder / Nº6 / 2007

    ResponderExcluir
  18. Vinícius Henrique da 200627 de maio de 2011 às 09:00

    Frase delicada e interessante. Se levasse apenas pela leitura de fatos, daria a entender que ele relatava apenas uma rotina da “Idade Média”. Mas enxergando um universo oculto, percebi a delicadeza em relatar os últimos acontecimentos na “Era Contemporânea” que correspondiam paralelo à Idade Média: a beatificação do papa João Paulo II (Karol Wojtyla); o casamento do príncipe Harry; a estratégia do exército dos EUA em guerra no Afeganistão à busca da morte do terrorista Ozama Bin Laden ( o mouro ). Detalhe é que ficaria bem interessante se a frase estivesse assim:
    Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma Cruzada e matamos um mouro e o Rei se manteu por cima. Bem-vindos à Idade Média!!!!
    Repararam que a notícia da morte de Bin Ladem veio a por o Rei ( presidente dos Eua, Barack Obama) em todos os lares do mundo inteiro, e isso causou um certo temor diante do “ Império norte-americano”, assim como na Idade média.
    Mas adorei a frase Profª! Assim como todas as suas postagens...
    Abraços, de Vinícius da 2006.

    ResponderExcluir
  19. Frase interessante que retrata que apesar de evoluirmos anos e anos nos mantemos presos a coisa ínuteis,andamos e andamos e não saimos do lugar,estamos vivendo tempos de areia movediça,ando a lama ja nos afunda e por mais que tentemos sair não conseguimos,e essa frase retrata bem isso,a parte que fala "matamos um mouro" , retrata bem que apesar de anos e anos ainda não encontramos uma solução melhor para resolver nosso problemas sem ser a guerra , a morte , resolvemos nosso problemas como na Idade Média literalmente.No mínimo lamentável.
    Jonathan Ramos
    Turma:2006

    ResponderExcluir
  20. Idade contemporânea ou Idade Média?

    Com estes acontecimentos, vemos, que continuamos com algumas características da idade média,Porém nós não percebemos que algumas atitudes tomadas pelo governo e pela igreja católica são cometidos como no passado. tanto que a igreja ainda tem grande influencia em muitos países. Antigamente, como mostram os livros que conta a história,foi na Idade Média que a Igreja se fortaleceu e se tornou uma grande potência.hoje em dia, a maior potência é os estados unidos, que com seu poder e seu exercito(fizeram uma cruzada_movimento militar mas não religioso ' pelo menos não desta vez) conseguiu matar o mais temido terrorista( um mouro)Osama bin Laden!! E por último, contudo não menos importante, um casamento real,Willian e Kate! algo que chamou atenção de milhares de pessoas, no mundo inteiro.
    enfim, mesmo vivendo na idade contemporânea, mesmo que evoluamos sempre haverá marcas do passado, que nos acompanharam até o fim dos tempos( exagerei?)
    Bem, até mais professora... Melhoras!!!
    Aluna: Ester Pereira- Nº:7( pra ajudar)
    Turma: 2006

    ResponderExcluir
  21. A Idade Média parece estar sendo revivida e "montada" aos dias atuais, fatos que ocorreram há anos atrás ainda acontecem nos dias de hoje, a história pode até ser um pouco mudada com o passar do tempo, como antigos costumes e antigas tradições serem substituidos por novos costumes a tradições, porém, nunca será apagada...

    C.E.A.L.

    Turma: 2006

    ResponderExcluir
  22. É bem interessante quando acontece algo sim,por que podemos ver como a história e as tradições da época medieval se mantém em relação com a forma de agir no nosso presente,trazendo os mesmos acontecimentos do passado da época medieval para o presente dos nossos "tempos modernos" ,é fascinante.

    Aluno:Gabriel Costa
    Turma: 2004
    n°:13

    ResponderExcluir
  23. Ricardo
    turma2004

    essa frase foi muito boa ,porque estamos vivendo no mundo que vai se modificando mais nao esquecemos do passado e refletimos muito sobre ele e fazemos muita coisa em relaçao em questao a isso e q no impleno sec XXI estamos com pensamento do sec da epoca das cruzadas e nao podemos viver assim!!!!!!!
    nao podemos deixar de esquecer o q aconteceu mais nao podemos ficar preso a ele temos que modificar muito sobre essa fato
    o modo que a maior potencia o Estados Unidos fez um modo de matar o Osama bin Laden fez que com a estrategia da idade da cruzada e isso faz com que o nosso mundo vive ainda com isso e nao so essa forma mais em varias outras formas q mostra q isso tem q melhorar e nao deixar isso nos afetar e sempre ser um mundo valorizado de forma diferente das outras.
    tem a o fato casamento real,Willian e Kate,q é uam coisa que chamou a atençao do mundo mais que o nosso pais nao modificou nada q com esse acontecimento e as pessoas falam de mais q nao ganhamos nada com isso,nos precisamos fazer nossa parte e esquecer dos outros e enxergar nosso pais que com isso nos mudaremos com muita coisa.
    tomara que vc consiga entender o q eu disse professora melhoras!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Gostei da frase !!!
    Acho que a idade média ainda esta bem presente na atualidade Como vimos no decorrer desse ano o casamento real, a morte de Osama Bin Laden,e a beatificação de João Paulo II, e a guerra no Egito no Líbano. o que tem muito a ver com o que sabemos sobre a idade média os tempos podem passar e achamos que as coisas mudaram, mudaram sim,mais nem tudo. ainda a guerras e a muitas outras coisas para acontecer mais depende de nós e do mundo fazermos a diferença para que possamos evoluir e sair da "Idade Média".

    Beijos Professora
    Aluna: Dayane Cathoud
    Turma: 2008
    Ceal

    ResponderExcluir
  25. Aluna: Izabella Martins Barros nº.:14
    Turma: 2006

    Apesar de estarmos na Idade Contemporânea e esses acontecimentos serem comuns a Idade Média, eles mexeram conosco pelo fato de não serem comuns ao nosso tempo,e mesmo que não sejam "novidades" na história, são "especiais" e sempre que acontecem mexem com as pessoas em todo o mundo.
    A beatificação do Papa João Paulo II foi um momento muito importante para os católicos (como eu) e para a história da Igreja Católica.Seis anos após sua morte,o Papa João Paulo II ainda é adorado pelos fiéis e apontando como o mais querido, pelas inúmeras viagens que fez e tentativas de melhorar a relação da Igreja Católica com outras religiões, como o Judaísmo,por exemplo. O casamento do príncipe mexeu com as pessoas porque todos nós nos encantamos com a realeza, e também por ele ter casado com uma plebéia, o que mexeu com o imaginário de muitas meninas que agora esperam o Príncipe Harry (eu). A caçada e a morte do terrorista Osama Bin Laden trouxe ao mundo um alívio e uma esperança de que a paz tome conta de nós.

    ResponderExcluir
  26. CEAL

    Nome:Raphael Oliveira da Silva Carvalho Nº 32 turma:2004

    Professora, em minha opinião, de acordo com esse acontecimentos acho o ser humano contemporâneo tem atitudes e escolhas/preconceito muito medievais por exemplo:temos ainda preconceito em referente a raça e etnia a classes, homofobia,etc.Dando mais importância a "coisas" sem nenhuma importância, hoje, em nossa sociedade atual.Osama bin Laden um líder morto, e daí!Terá outro substituto com certeza, e mais uma onda de terror virá por aí sem dúvida.Quem mandou encher o "mundo árabe de bombas".Então não devíamos dar importância em fatos ultrapassados/medievais e sim para o presente, como por exemplo assuntos que nos interessa a prestar atenção; aquecimento global,fome mundial,entre outras.Casamento real, não devíamos para uma manhã pra ver isso,pois não tem nenhuma importância,porque nem casamento real é,e sim Duque e Duquesa prestando atenção nisso do que nos assuntos já citados.E por fim um fato importante mas que não vem ao caso, que é a beatificaçao do Papa João PauloII, que foi um importante líder na vida de muita gente inclusive na minha, mas agora não vem ao caso também.Concluindo, Evoluirmos sim mas aprendemos quase nada com a vida, e nossas ideias estão "congeladas" na "Era Medieval".Como dizia Renato Russo:vou mudar país para mundo:"Que mundo é esse"

    Gostei da frase professora, bela iniciativa,só assim para fazer o restantes dos alunos que não querem nada com a vida.A senhora é uma das melhores professores(ª) que já tive.Como dizia uma letra do IRA:"...Para ser humano
    Veja o mundo afinal
    Sempre à beira do abismo
    O apocalipse NOW!
    De um lado o racismo
    Do outro o populismo
    Um mundo sexista
    Um mundo chauvinista..."
    OBRIGADO PROFESSORA,POR VOCÊ EXISTIR

    ResponderExcluir
  27. Nome:Andressa Bastos nº4
    Turma:2005

    Todos esses fatos de certa forma, retratam a Idade Média, uma época cheia de guerras e acontecimentos que pensávamos estar preso no passado, mas que revemos em tempos atuais(irônico, não?).
    A verdade é que a humanidade não evoluiu tanto assim e consequentemente o mundo também não.Como isso não é comum ainda nos surpreendemos.

    ResponderExcluir
  28. Nome:Andressa Bastos nº4
    Turma:2005

    Todos esses fatos de certa forma, retratam a Idade Média, uma época cheia de guerras e acontecimentos que pensávamos estar preso no passado, mas que revemos em tempos atuais(irônico, não?).
    A verdade é que a humanidade não evoluiu tanto assim, e consequentemente o mundo também não.Como esses acontecimentos não são comuns ainda nos surpreendemos.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Karina de Souza Henriques (nº 18)
    Turma: 2005

    O homem, com o passar do tempo, evoluiu seus conceitos, sua forma de pensar e, até mesmo, sua forma de se vestir.. Mas nem tudo daquele época evoluiu. Alguns costumes não mudaram muito, como os costumes católicos, dos reis...

    ResponderExcluir
  30. Esta frase,mostra que os momentos que estão acontecendo no mundo a fora,mostra-nos realmente uma HISTÓRINHA da idade média com principe e princesa,com o João Paulo 2 se tornando um santo e com um mouro chamado Osama bin laden capiturado.
    No meu modo de ver,o mundo nestes ultimos instantes em que nós tivemos,passamos por momentos bem medievais com coisas que aconteciam no passado e que hoje estão acontecendo nos momentos Pós-Contemporâneo.
    O casamento real foi algo que chamou a atenção de todo o mundo pelo fato de um principe e uma princisa terem se casado e isto mostra realmente um ato medieval que acontecia nos momentos antigos e é o que mais ou menos estamos vivendo neste momento e também o papa ter virado santo também foi uma coisa bem marcante para o mundo.
    O acontecimento de Osama,foi algo que fez o mundo parar com esse fato completamente medieval,um grupo de militantes atraz de um mouro terrorista que em fim a história foi consumado.
    E por fim, um dos assuntos mais polêmicos no mundo é sobre o preconceito de todos os tipos como foi o relato da cruzada(um fato medieval e histórico).Com todos estes acontecimentos,deixa a imprensão de que estamos na idade média.

    Nome:Raphael Clemente da Silva\Num:50\Turma:2004

    ResponderExcluir
  31. Colégio Estadual Aurelino Leal.
    Nome:Marcela da Silva Corporal.
    N:26 Turma: 2006.

    Na minha opnião é uma boa frase porque
    mostra o quanto os acontecimentos de antigamente
    ainda influênciam e estão em bastante evidência
    na nossa sociedade.E sim a sociedade de hoje em dia está com o jeito da idade média.
    Concordo que esses acontecimento são importantes, mas sinceramente existem coisas
    muito mais importantes que estão acontecendo
    em nossa sociedade e a população não está dando o devido valor, como, a falta de hospitalidade,
    desmatamento, bandidagem etc..
    Não que esteja menosprezando esses últimos
    acontecimentos, mas acho que todos deveriam se
    importar como o que realmente está afetando a
    nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  32. Estamos voltando a epoca medieval onde coisas do passado estao voltando acontecer no presente devemos observar que no futuro podem acontecer varias coisas. Talita n37 turma 2003

    ResponderExcluir
  33. essa frase é muito interessante , e nos faz pensar como um mundo tão moderno pode ser prender a costumes,hábitos e culturas tão antigas, porque se prender tanto ao passado? será que é medo do futuro? .Ou seja o mundo não andou tanto como pensávamos , por mais tecnológico que ele pareça ele sempre vai estar preso ao passado.
    Nome:Raíssa Braga Do Espírito Santo turma:2004

    ResponderExcluir
  34. Eu entendi que mesmo com a constante evolução do mundo as suas origens não se apagam , em quanto na maioria dos países a forma de governo é a "Democracia" na Inglaterra continua a "Monarquia" havendo um casamento "Real".

    Resumindo: "O mundo evolui mas as origens não se apagam"

    Luan Branco N°21 Turma:2004

    ResponderExcluir
  35. Em pleno século XXI nos deparamos com acontecimentos históricos típicos de outra época: beatificação de papa, casamento de príncipe, Cruzada e morte de um mouro. Tudo isso ganha grande repercussão e a pergunta que nos intriga é: Será que realmente vivemos um século XXI de total inovação, seja ela no âmbito tecnológico, política, com a inserção de uma mulher na presidência, entre outros ou ainda nos encontramos atrelados a grandes influências do passado? Influências estas que nos faz viver, até mesmo indiretamente, momentos que não coincidem com o nosso século XXI, a tão esperada contemporaneidade. Grandes conquistas, uma nova época...Será que realmente estamos no século XXI ou será que estamos em uma Idade Média mascarada com as artimanhas de um mundo globalizado??

    Aluno:Romulo Dantas Machado
    Turma:2003 nº36

    ResponderExcluir
  36. Em pleno século XXI nos deparamos com acontecimentos históricos típicos de outra época: beatificação de papa, casamento de príncipe, Cruzada e morte de um mouro. Tudo isso ganha grande repercussão e a pergunta que nos intriga é: Será que realmente vivemos um século XXI de total inovação, seja ela no âmbito tecnológico, política, com a inserção de uma mulher na presidência, entre outros ou ainda nos encontramos atrelados a grandes influências do passado? Influências estas que nos faz viver, até mesmo indiretamente, momentos que não coincidem com o nosso século XXI, a tão esperada contemporaneidade. Grandes conquistas, uma nova época...Será que realmente estamos no século XXI ou será que estamos em uma Idade Média mascarada com as artimanhas de um mundo globalizado??


    TURMA:2003
    ALUNO: ROMULO DANTAS MACHADO Nº36

    ResponderExcluir
  37. Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma Cruzada e matamos um mouro. idade media/sec 21

    em pleno sec 21 olha ai a noticia que temos será que real mente estamos no sec 21 ou isso tudo é apenas uma maquiagem para desfarça a epoca medieval
    foi uma frase bem interessante que faz agente pensar muito coisas que acontecian a anos e snos atras acontecendo hoje o mundo inteiro praticamente parou para ver o casamento do principe com a plebeiia
    parece ate cena de filme

    Nome: Hengell de araujo assumpção
    n : 13 turma : 2003

    ResponderExcluir
  38. CEAL

    É uma frase bem interessante, pois principalmente nós adolescentes sempre ouvimos ou falamos que somos a nova geração e que já estamos no séc. XXI, mas se pensarmos nesta frase veremos que ainda temos presentes acontecimentos da Idade Média. Se pensarmos melhor veremos que não faz muito tempo que ela passou e que muitas coisas - como a tecnologia - evoluirão muito rápido o que nos faz pensar que a Idade Média é um passado muito distante, o que não é a realidade.

    TURMA:2008
    ALUNA:Natalia Kimbrly Rodrigues dos Santos N°24

    ResponderExcluir
  39. Nome: Stephany Vasconcelos.
    Turma - 2006
    --

    É, realmente esta frase nos chama bastante atenção devido a fatos que aconteceram no passado e que vem acontecendo nos dias atuais.
    Quem diria que em pleno século XXI essas situações iriam se repetir . Ao invés de ocorrer inovações , tudo vem se repedtindo da mesma forma. Diante desses fatos , me sinto vivendo em um mundo antigo , não em um século que prometeu inovações, descobertas , paz ..
    Ja até me cansei de esperar coisas novas e melhores para os proximos séculos , rs .

    beijos prof ;*** s2

    ResponderExcluir
  40. Mesmo estando no seculo XXI ainda relatamos acontecimentos da idade media. Mesmo que seculos passe ainda existira acontecimentos da idade media em nossa vida.

    TURMA: 2005
    aluno: yago medina
    n° 37

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Bruna da Silva Souza
    Nº: 03
    Turma: 2008

    Achei muito interessante a frase desse tal de Sérgio Mitre pois essa semana foi mesmo polêmica. Um papa (João Paulo II, eu acho) foi beatificado, houve um casamento (uma coisa comum mas não quando se trata de um príncipe e nesse caso Príncipe Willian e Duquesa Kate), um movimento militar(Cruzada) onde um mouro(BinLaden) foi morto!
    Aconteceram coisas similares às da época da Idade Média, casar um príncipe ou matar um mouro eram acontecimentos comuns naquela época, e hoje em dia acontecem coisas parecidas o que nos mostra que o homem não mudou, o tempo passa mas as coisas continuam as mesmas.
    Por isso essa semana tem nos lembrado a Idade Média, e foi por isso que Sérgio Metri disse: "(...)Bem-vindos a Idade Média!"

    ResponderExcluir
  42. nome:tailha santos
    turma:2008


    essa semana foi de vários acontecimentos bem estranhos ,como a captura de bin laden,o papa virando santo,e um casamento real ,com isso eu conclui que alguns países não perderam suas culturas medievais.

    ResponderExcluir
  43. Olá professora!
    Bem...Para nós esses acontecimentos foram surpreendentes,mas imagino como isso era normal para as pessoas da Idade Média né?Creio que muitas coisas que aconteceram nos séculos passados,se reflete hoje,e coisas que acontecerão hoje refletirão nos nossos filhos!E assim vai de geração a geração.

    ResponderExcluir
  44. nome:karine gonçalves
    turma:2008


    tudo o que aconteceu nessas ultimas semanas ,foi bem estranho,o papa virou santo, um terrorista morto, um rei se casando como uma mulher que não fazia parte do seu meio de vida,é bom ver que alguns países não perdem seus costumes medievais,mas também é ruim ver que alguns países não perderam seus costumes de fazer guerra .

    ResponderExcluir
  45. nome:monique santos
    turma:2008


    tudo o que está aconteceu vai ficar na história, um casamento real ,um papa se tornando santo e a morte de um terrorista,voltamos a época medieval e muitos nem perceberam ,é ótimo saber que alguns não perdem suas raízes mas o triste é a guerra que acontece em outros.

    ResponderExcluir
  46. NOME : BRUNA BARBOSA, TURMA : 2005 N°:09
    AURELINO LEAL.
    Pelo que aparece, ocorreram dois fatos que talvez não sejam muito importante pra alguns, mas são fatos históricos que serão lembrados durante, muitos e muitos anos... O que mais impressiona é o fato de ter ocorrido no séculos XXI, uma idade tão mas avançada e moderna, certas coisas nunca mudará.

    ResponderExcluir
  47. Aluna:Palloma Dumard n:27 t-2004
    Beatificar um papa, um marco que já ocorreu na idade média,e hoje o fato se repete,um grande marco para igreja católica.Casar um príncipe,que na realidade nem é príncipe,porém o fizeram se tornar,perante a lei da Inglaterra.Um fato muito importante para Inglaterra,pois lhe concedeu vantagens,como faziam na idade média:casar pessoas da realeza para conseguir ‘’negócios’’.Quando fizeram uma cruzada e mataram um mouro,voltamos para idade média novamente,pois quem cometia este tipo de ato eram os senhores donos das terra lá...
    Bem,apesar de todo progresso desse nosso mundo moderno,ainda vemos fatos como na idade média.
    Beijos,prof.
    A senhora podia passar mais dever assim,melhor que fazer tudo aquilo no caderno 

    ResponderExcluir
  48. Realmente é uma frase a ser passada por análise! Em pleno século XXI com tantas novidades tecnológicas, tantas decobertas importantes,onde a globalização é o centro de tudo...e como que do nada, durante uma semana o mundo inteiro faz uma viagem no tempo de volta à idade média. Bom, com certeza nem todos perceberam isso, mas embarcou nesta longa viagem!Durante essa semana, o mundo inteiro pode acompanhar um evento onde a monarquia pareceu controlar tudo novamente, bombardeios e ataques mortais a pessoas inimigas e a crença de que tudo se resolveria por um milagre de um santo! Bom, se isso não foi literalmente uma viagem à idade média, eu realmente faltei a muitas aulas de história!

    Aluna: Rojane Ferreira - nº 30
    Turma: 2005

    ResponderExcluir
  49. eu acho que em pleno séc XIX ainda acontece essas coisas pois os acontecimentos se compara muito com a idade média .O casamento do príncipe
    e a duquesa parou praticamente o mundo todo como antigamente talvez.Os EUA foram em busca de osama Bin laden durante dez anos igual na idade média pois eles fizeram uma cruzada ou uma busca.E o PAPA existe desde o inicío da idade média.

    Aluno:Érico john
    nº:12
    escola:AURELINO LEAL
    Turma:2004

    ResponderExcluir
  50. eu acho que em pleno séc XIX ainda acontece essas coisas pois os acontecimentos se compara muito com a idade média .O casamento do príncipe
    e a duquesa parou praticamente o mundo todo como antigamente talvez.Os EUA foram em busca de osama Bin laden durante dez anos igual na idade média pois eles fizeram uma cruzada ou uma busca.E o PAPA existe desde o inicío da idade média.

    Aluno:Érico john
    nº:12
    escola:AURELINO LEAL
    Turma:2004

    ResponderExcluir
  51. Estamos regredindo a idade média isso sim ! Fatos extremamentes comuns naquela época estão acontecendo em pleno século XXI.
    Como a colega acima citou em seu comentário a países que ainda não perderam essa espécie de cultura medieval .
    Naiara Azevedo,24-2005

    ResponderExcluir
  52. eu acho que em pleno séc XIX ainda acontece essas coisas pois os acontecimentos se compara muito com a idade média .O casamento do príncipe
    e a duquesa parou praticamente o mundo todo como antigamente talvez.Os EUA foram em busca de osama Bin laden durante dez anos igual na idade média pois eles fizeram uma cruzada ou uma busca.E o PAPA existe desde o inicío da idade média.

    Aluno:Érico john
    nº:12
    escola:AURELINO LEAL

    ResponderExcluir
  53. Bem...Para nós esses acontecimentos foram surpreendentes,mas imagino como isso era normal para as pessoas da Idade Média né?Creio que muitas coisas que aconteceram nos séculos passados,se reflete hoje,e coisas que acontecerão hoje refletirão nos nossos filhos!E assim vai de geração a geração.
    Andreza Correia Domingues/Turma:2005/Nº:6

    ResponderExcluir
  54. 'Meu entendimento foi que todos hoje acreditao estar vivendo num séc. novo atualizado,mais esquecem das histórias antigas e ,mau sabem que ainda vivemos e os vivenciamos ainda, iguais aos antigos e ,que eles nao sumirão e sim a sociedade os escondem de tal forma que nos esquecemos deles. E aprendemos sim muito com o sec. novo mais na nossa vida sempre ficará marcas do sec que dissem ser o antigo.
    Acredito que a nossa vida depende das nossas atitudes e pra que mudemos o futuro temos que mudar as atitudes e faser reconhecer o nosso passado pois Ele que nos deu o carater e a personalidade que temos hoje!
    obrigada e adorei frase e é a mais pura realidade dos fatos vividos e ele nos leva a refletir que continuamos fassendo as mesmas coisas...

    Professora saudades te adoro te conheço desde de 2006 e adoro ser sua aluna te amomos !
    a senhora é muito especial pra todos ,nos entende e nos ajuda sempre! Nunca ouvi falar mau da senhora porque se ouvise reclamaria e descordaria de todos ,bjs!
    Desculpa se falei de mais...rs

    Aluna: Andressa Cavalcante t:2006 nº1

    ResponderExcluir
  55. mesmo depois de viver em uma sociedade moderna com tantos avanço ... ainda presenciamos certos momentos históricos, que certamente marcará esse nosso século XXI

    Aluno : Wallace Guimarães Turma: 2007
    N°: 36

    ResponderExcluir
  56. É algo surpreendente essa situação.
    Acontecimentos típicos de séculos atrás voltam aos nossos dias de uma forma interessante.
    Imaginamos sempre que a humanidade evolui a cada ano. Mas depois dessa 'coincidencia', muitos irão mudar de opinião em relação à humanidade supostamente evoluída. Tecnologicamente falando, o mundo cresceu de forma exorbitante, e isso é muito bom. Porém, sinceramente deixou muito a desejar sobre tais fatos voltados à nossa Idade Moderna.

    Nathalia Renor
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  57. Achei a frase bem criatica gostei!
    Resumindo isso tudo percebemos a volta da idade media, q apenas em uma semana houve varios acontececimentos.
    O casamento real é muito diferente das nossas tradiçoes,para nós esses acontecimentos são surpreendentes..a morte de osama bim ladem provocou muita polêmica.
    Essa frase so falou uns dos acontecimentos da idade media, temos muito mais coisas interresantes..
    Aluna: Rafaella santana barros
    Turma:2006

    ResponderExcluir
  58. Gostei da frase ,
    coisas que se falava na idedade media , rs
    bom foi interessante essa frase pois coisas que aconteciam naquela época esta , e foi surpriendente isso , por que coisa que aconteciam naquela epoca esta atona ;s
    izabelly , 2003

    ResponderExcluir
  59. Nome: Philippe Silva Portella
    Turma: 2004
    N°: 28

    Essa frase faz com que nos paramos pra ver que o mundo hoje que estamos vivendo hoje, cheio de coisas novas com varios costumes diferentes com tanta '' libertade '' ,e ainda segue com as tradições de antigamente .

    ResponderExcluir
  60. Diuana-turma2006
    Puxa! É muita coincidência mesmo! Agora a pergunta que estaria na mente de muita gente é: será que foi algo de propósito ou foi coincidência mesmo? Bjs profª!

    ResponderExcluir
  61. Uma frase bastante interessante pois ela mostra que apesar de se ter passado tantos secúlos passados a humanidade continua com os mesmos sentimentos tanto em termos religiosos quanto politicos.

    T:2006 nome:Gabriel Valentim número:8

    ResponderExcluir
  62. Nome: Állyni Corrêa da Silva
    Turma: 2004
    N°: 2


    Acho que nos preocupamos demais com coisas que fazem parte da idade média e que hoje na idade moderna ja não fazem tanta importância como antes e paramos tudo por conta disso e acabou mostrando de alguma forma que ainda estamos um pouco presos no passado.

    ResponderExcluir
  63. Aluna: Brunna Lopes nº36
    Turma: 2006
    CEAL

    A frase é bem construtiva, porque em meio ao século XXI, com tanta "mudança" ainda temos papas sendo beatificados e príncipes se casando, e junto à isso, que é digamos assim "antigo", temos a morte de Osama Bin Laden que foi de uma maneira totalmente brutal, e a cruzada.

    ResponderExcluir
  64. Essa frase resumiu o acontecimento dessa semana que significou a comparações de dois séculos que são distintos. Com o casamento de um príncipe com uma plebéia, o terrorista finalmente encontrado e morto e um papa sendo transformado "SANTO", as pessoas começaram a viver um conto-de-fadas.
    Mas não podemos viver esse tempo de felicidade e esquecer do nosso "mundo real", temos que viver o nosso tempo e fazer a nossa história.

    Aluno:Lucas Aguiar; nº.:38; Turma:2006;
    #beijomeliga;*(rs)

    ResponderExcluir
  65. Aluna:taina dias moura
    numero 30 turma :2007
    Em meio aos acontecimentos historicos em uma mesma semana ,nos fazem lembrar da idade media onde acontecimentos como casar um principe ,beatificar o papa ,fazer uma cruzada e matar um mouro eram normais ,portanto isso aconteceu em uma mesma semana em pleno seculo 21 ,ou seja,sera q estamos voltando a idade media? ou sera um simples acontecimento ou uma coincidencia ?
    sao perguntas que nao podemos responder por que nao sabemos se ira acontecer novamente e bom lembrar q no seculo 18 isso era mas do que normal era obrigatorio entre reinos e a igreja catolica que pedrominava na epoca a religiao .esperamos q isso venha acontecer novamente de novo para podermos discutir com mas clareza e entendimento.vale lembrar que as pessoas ate o dia de hoje ficam simplismente paradas para tal acontecimentos por que sao momentos q no dia de hoje sao raros e quando acontece e bom ficarmos atentos a tudo.
    Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  66. Olá, Professora, como vai? Fiquei honrado de que um comentário meu bem-humorado sobre a nossa realidade "moderna". Sou poeta, historiador e jornalista, para o aluno que perguntou lá em cima, mas famoso mesmo é o meu xará americano, jogador de Beisebol. ;) Quem quiser conhecer mais sobre meus escritos, tenho dois blogs: www.opoetadebicicleta.zip.net e www.paesopiniaes.blogspot.com . Fiquei muito feliz por ter gerado essa tã profícua discussão. Beijos e abraços para todos, Sérgio Mitre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro professor, não pude deixar de jogar na berlinda de meus alunos queridos um comentário tão espirituoso e gerador de discussões.
      Começaram a palpitar por aqui e terminamos por discutir (calorosamente) em sala.
      Seus blogs serão mais que indicados, recomendados.
      Obrigada pela atenção

      Excluir
  67. Olá, Professora, como vai? Fiquei honrado de que um comentário meu bem-humorado sobre a nossa realidade "moderna". Sou poeta, historiador e jornalista, para o aluno que perguntou lá em cima, mas famoso mesmo é o meu xará americano, jogador de Beisebol. ;) Quem quiser conhecer mais sobre meus escritos, tenho dois blogs: www.opoetadebicicleta.zip.net e www.paesopiniaes.blogspot.com . Fiquei muito feliz por ter gerado essa tã profícua discussão. Beijos e abraços para todos, Sérgio Mitre

    ResponderExcluir

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada