sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio: o que essa data lhe diz?

 O dia 13 de maio é festejado, no Brasil, por muitos. Mas nem sempre o motivo é o mesmo.
Nós que entedemos e curtimos a nossa História festejamos a abolição da escravatura. Teremos um post especial sobre a Lei Áurea e suas implicações, com algumas opiniões bem contraditórias. Aguardem!
É a partir dessa data que passamos a constituir um povo na acepção da palavra.
Por enquanto, podemos ler um pouquinho aqui para lembrarmos um pouco o assunto e debatermos um texto que levarei para a sala.
 Os católicos festejam em 13 de maio  a aparição de " uma senhora mais branca que o Sol" a três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta
Quer saber um pouco mais? Leia aqui
E os fãs da Saga Crepúsculo festejam o aniversário do ator Robert Pattinson. Leia sua biografia aqui
 Outros ainda, associam a data ao dia da semana e atribuem significados nem tanto comemorativos. Associam ao azar ou à série de filmes de terror norte americana.

Então, o que essa data lhe diz?
O que você comemora hoje?
Você lembra de algo?
Lembrou de comemorar?
Qual a função de marcar datas?
Gostaria de saber o que você pensa

MEUS QUERIDOS ALUNOS E COLABORADORES: POR UM PROBLEMA NO BLOGGER, TODOS OS COMENTÁRIOS QUE FORAM DEIXADOS AQUI SUMIRAM. JÁ COMUNIQUEI O PROBLEMA E AGUARDO A SOLUÇÃO DO ADMINISTRADOR. ESTE FATO OCORREU EM OUTROS BLOGS TAMBÉM, NÃO SOMENTE NO NOSSO. CASO QUEIRAM FAZER NOVO COMENTÁRIO OU REPETIR O JÁ FEITO, ESTEJAM À VONTADE.
BEIJOS

42 comentários:

  1. Adorei a postagem! Super criativa colocando o niver do Robs! (x (nem sabia que ele fazia anos hj! :P)
    Eu não gostar de Crepúsculo mas gosto do Robs por causa de Harry Potter! *u*
    Bom, pra começar, essa data só me lembra mesmo os filmes de terror por causa da sexta feira 13! rs E apesar d'eu ser "católica" (fiz 1ª comunhão e sou batizada, mas não freqüento), não me lembrava que hoje era dia de Nossa Senhora de Fátima (a igreja do Ingá deve comemorar hoje né? rs). Porém já que me lembrou, vou comemorar o dia de Nossa Senhora! :)
    E sobre a função de marcar datas, bom, acho que é realmente muito importante, pq imaginem só a confusão que ia ser se não existissem os calendário? IUAHSIUAHSIU iriamos trabalhar e estudar direto (ou não), iriamos sair fazendo feriados e festas todos os dias! Imaginem! IUAHSIUAHSIAUSHIUAHSIU
    Bom prof. espero que tenha gostado de saber o que penso, apesar de ser meio tosco esses pensamentos! rsrs
    Adorei tudo por aqui, vou visitar sempre que tiver um atualiação! Obrigada por ser essa pessoa maravilhosa e essa professora super dedica que você é! Te adoro demais! estou morrendo de saudades! Mil beijos! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Para muitos 13 de Maio é uma data de comemoração, outros o veem, quando associado a sexta feira, um dia de azar. Sinceramente, pra mim é uma data como outra qualquer, a não ser pela abolição da escravatura no Brasil, que tenho como algo muito importante. Não tenho nenhuma outra comemoração a fazer nesse dia. Gosto de comemorar datas especiais pra mim, mas o 13 de Maio eu realmente não comemoro.
    Com certeza marcar datas é importante, hoje comemoramos muitas datas, que se não fossem marcadas, talvez nem seriam lembradas. É importante também para que haja uma organização.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Azenclevis Mateus
    n°: 2
    Turma: 2006
    O dia 13 de maio é sem duvida a data marcada pela abolição da escravidão no Brasil, o que chega a revolta que tal feito tenha demorando tanto tempo para chegar ao seu fim. Entretanto como um brasileiro quase apátrida... E esquecido... Não me lembrei dessa data. O que não sei se mesmo se tivesse lembrado comemoraria... Mais e claro que tal data e de real importância a nossa historia.

    ResponderExcluir
  4. Nome:Talita Lourenço
    Nº 32
    Turma :2006
    Confesso que não sou muito atenta a datas, mas lembrei da Sexta-Feira 13.
    O dia em que pessoas, tem tradições, coisas parecidas com rituais como; não poder passar debaixo de escadas, não passar proximo a gatos pretos entre outros ícones da sexta-feira 13 são Bruxas, aboboras, halloween.
    Que nos faz lembrar que recebemos uma influencia muito grande dos Estados unidos, não tornamos isso comum,mas é como se sexta-feira 13 fizesse parte da nossa cultura..

    ResponderExcluir
  5. Para mim o 13 de maio tam bém é sem dúvidas uma data marcada mais pela abolição da escravatura. Também tem a tão famosa "Seta- Feira 13", que pra mim não tem muita diferença de um dia normal, mas essa data mexe com o imaginário de muitas pessoas por ai. Não me ligo muito em datas. Só marco dtas realmente especiais para mim, pra eu poder de fato me lembrar lógico.
    Como meu aniversário, aniversário de namoro, rs, essas coisas.

    Ighor Miranda Machado
    N°11 T:2006

    ResponderExcluir
  6. Das datas citadas, todas tem uma verdadeira importância pra determinados grupos sociais. Todas fazem parte de um passado cultural , religioso e social. No dia 13 de maio só me lembrei da sexta feira 13 ( que foi o único acontecimento divulgado que deram ênfase na mídia ), uma pena que nem todos lembrem doa acontecimentos que nos cercam todos anos !

    ResponderExcluir
  7. Karem Priscila dos Santos Ribeiro
    Nº19 T:2003

    Esta data me faz lembrar de SEXTA FEIRA 13,a noite das bruxas.Como elas muitas pessoas tem superstições entra elas estão ai algumas:Não passar por debaixo da escada,não encosta em gatos pretos.Muitas pessoas fantasiam suas casas com Bruxas,Aboboras bem grandes no quintal para o Halloween.
    O fascínio das bruxas: Desde sempre as bruxas exercem um certo fascínio na mente das pessoas, quer pelo medo que inspiram, quer pela imagem de magia e mistério que transmitem. As bruxas descendem dos xamãs e sacerdotes. São geralmente retratadas como mulheres feias com verrugas no nariz, conhecedoras da magia negra, que preparam as suas poções mágicas em caldeirões e que se voam em vassouras

    ResponderExcluir
  8. O fato de marcar as datas, serve para que lembremos de comemorar fatos históricos, entre outros que valem a pena serem lembrados. Porém muitas das vezes essas datas não são comemoradas como deveriam, pois elas não são bem divulgadas, caindo muitas das vezes no ostracismo.
    Eu por exemplo não lembrei da Abolição da escravatura apesar de considerar uma data importante.
    Suelen Gomes
    Turma: 2006
    N°: 37

    ResponderExcluir
  9. Vinícius Henrique da 200627 de maio de 2011 às 09:31

    O dia 13 de maio pra mim foi lembrado como o dia do descanso. Você pode até estar se perguntando: “ Dia do descanso ?!?”. Mas foi assim, como já dito por meu amigo azenclevis:
    “...como um brasileiro quase apátrida... E esquecido... Não me lembrei dessa data...”, pois me encontrava gripado, cheio de dor de cabeça, e hiper atrasado , e logo assim, a primeira coisa que me veio a mente foi deitar e dormir. E assim passei parte do dia deitado, enquanto os “totalmente Patriotas” comemoravam o dia da abolição à escravatura, a aparição de “uma senhora mas branca que o sol”, o aniversário do ator Robert Pattinson (isso para as fãns dele néah), e o famoso, assombroso e esperado dia da “sexta-feira 13”, que lembrada por mim 1 dia antes, já fazia planos de ver filmes de terror e suspense com amigos ( obs: desistimos de ver os filmes, rsrsrs). E foi isso, o 13 de maio normal como o de hoje!
    Abraços Professora !
    By: Vinícius Henrique

    ResponderExcluir
  10. A pra mim é um dia muito importante,por ter ocorrido a abolição da escravatura,acho que todo negro assim como eu se orgulha muita por poder ser considerado "livre".

    Hoje eu só comemoro a abolição da escravatura.

    Não lembro de nada muito importante nesta data.

    Não lembrei de comemorar,estava tão preocupado com os trabalhos da escola que acabei esquecendo.

    Acho que marcamos as datas justamente para não esquecermos de fatos importantes.

    Bom é isso que eu penso .

    Aluno: Gabriel Costa
    Turma:2004
    n°13

    ResponderExcluir
  11. Ricardo
    turma 2004

    esta data me lembra poucas coisas mais um fato que eu lembro foi que aconteceu foi que comemora a a Aboliçao da Escravatura no Brasil.
    A palavra [abolir] significa acabar,eliminar,extinguir .A escravidão foi oficialmente extinta nesse dia por meio da [Lei Aurea].Assinado pela Princesa Izabel,em 1888
    e esse dia tambem comemorado o aniversario da cidade RIBEIRÃO CLARO PR 103-anos
    e comemorasse Nossa Senhora de Fatima Em Portugal e em vários países do mundo, particularmente no Brasil, tem-se criado, no decorrer da história, fortes raízes à devoção a Nossa Senhora de Fátima. Maria Santíssima apareceu,em Fátima (no ano de 1917)por diversas vezes as três crianças;Lucia de Jessus dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto.Entre Lúcia
    e a Apariçao estabeleceu-se seu diálogo com duaraçao de dez minutos.Jacinta via a Apariçao e ouvia-lhes as palavras dirigidas a Lúcia;Francisco via apenas Salve Rainha Mãe de Misericórdia

    ResponderExcluir
  12. Pra mim 13 de maio foi um dia normal como o de hoje não fiz nada, e realmente a única coisa em que me lembrei foi da famosa sexta-feira 13 onde passou vários filmes de terror na tv a cabo os que eu mais gosto de ver rsrs ,e pensando bem agora essa data foi e é muito importante para muitas pessoas pena que não é uma data divulgada na mídia ou por outras pessoas como "importante" eles parecem que nem dão a minima para ela mais realmente acho que essa data é muito importante muitas pessoas se alegram e comemoram de verdade essa data ela deveria ser mais importante e reconhecida para todo mundo
    Sinceramnete é o que eu acho

    Aluna: Dayane Cathoud
    Turma:2008
    Ceal

    ResponderExcluir
  13. Aluna: Izabella Martins Barros n.:14
    Turma: 2006

    Mesmo sendo católica e conhecendo a história da Nossa Senhora de Fátima, não me lembrei. Também não me lembrei da Abolição;aliás,lembrei,mas somente no dia 14. Como uma twilighter, me lembrei do aniversário de 25 anos do Rob. O que é vergonhoso é eu ter esquecido o dia de Nossa Senhora de Fátima e ter lembrado o aniversário de um ator. Lembrei também da sexta-feira 13, por ser supersticiosa e também porque todos estavam falando dela já uma semana antes. É importante guardar datas para lembrarmos de fatos importantes na história e em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  14. Aluna: Karina de Souza Henriques (nº 18)
    Turma: 2005

    Eu sabia que era só o dia de N. Srª de Fátima e 6ª feira 13.
    Por ser devota de N. Srª de Fátima, comemorei na 6ª feira, no sábado e no domingo o dia dela na Igreja em homenagem à ela que tem aqui perto da minha casa!
    A função de marcar datas é para que não esqueçamos de comemorar o tal dia importante para nós.

    ResponderExcluir
  15. Colégio Estadual Aurelino Leal.
    Nome: Marcela da Silva Corporal.
    N:26 Turma: 2006

    Bom, essa data realmente é muito especial
    pois, envolve diversas comemorações importantes
    que afetam praticamente o mundo todo.Na minha opnião o acontecimento que mais marca essa data é Abolição da Escravatura, nesse dia se comemora
    a Libertação dos Escravos. Para mim, é muito importante também porque comemoro o aniversário
    da minha mãe e me faz lembrar do meu ídolo o Ator Robert Pattinson, pois, nesse dia também é o aniverário dele.Portanto, fica bem claro que essa é uma data mega especial, assim como todas
    as outras, mas que vale a pena ser sempre lembrada.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Joliana nº: 17
    Turma: 2005


    Infelismente a data 13 de maio não é muito lembrada em seu real significado, porém o fato é que ela é muito importante.
    A luta que se ocorria no passado em relação à escravidão era muito grande, os escravos negros sofriam imensamente nas mãos dos brancos sem piedade, mas exatamente 13 de maio foi assinada a abolição, e depois de séculos, os homens se esqueceram. Não querendo generalizar, é claro que muitos ainda lembram e se alegram com esse dia, mas devemos concordar que esss são a menoria.
    13 de maio, um dia importante para a sociedade brasileira, e muitos deixam passar. Confesso que nem eu me lembrei do dia como a abolição da escravidão, mas sei que assim como eu todos acham essa data marcante e muito importante.




    Beijo Profª

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, essa data é realmente marcada pela abolição da escravatura, porem a data está um pouco desprestigiada desde a década de 70, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação.

    A data também é um pouco assustadora, que se consta numa 6ª feira, com suas histórias de Bruxas e criaturas do além.

    Por fim, Tambem é uma data desnecessária de comemorar por ser o aniversário do Robert Pattinson, mas, Brincadeiras a parte.

    Um bjo,,, Isabelle Capetini t:2006

    Salve Salve.....

    ResponderExcluir
  18. Por ser católica, lembrei muito do dia pela aparição de nossa senhora na cidade de Fátima.
    Mas também achei muito importante a abolição da escravatura.

    A unica coisa que eu tenho vontade alguma é de comemorar o aniversário de Robert Pattinson, mas, deixa pra lá né,
    um bjão

    Jaqueline Perezini t:2006

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Bruna da Silva Souza
    Nº: 03
    Turma: 2008

    Bom essa data não significa nada especialmente para mim, mas é muito importante para outros e já significou muito um dia e ainda significa. O 13 de maio representou um pequeno passo rumo a igualdade, pois foi o dia em que aconteceu a abolição da escravatura no Brasil. Mas não é só isso. Pouca gente sabe, mas aqui no Brasil é comemorado o “Dia do Automóvel”. É também o “Dia da Fraternidade”, o “Dia do(a) Enfermeiro(a)”, o “Dia do Chefe de Cozinha”, Feriado municipal de Fátima e muitos outros.
    Eu não comemoro nada em especial nessa data, mas o dia 13 de junho foi o dia em que minha mãe nasceu.
    O importante de se marcar datas é que tem sempre um aniversário, uma comemoração um feriado em cada data do ano e é importante lembrar ou conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
    Bom isso é o que eu tenho a dizer sobre o dia 13 de maio.

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Bruna da Silva Souza
    Nº: 03
    Turma: 2008

    Bom essa data não significa nada especialmente para mim, mas é muito importante para outros e já significou muito um dia e ainda significa. O 13 de maio representou um pequeno passo rumo a igualdade, pois foi o dia em que aconteceu a abolição da escravatura no Brasil. Mas não é só isso. Pouca gente sabe, mas aqui no Brasil é comemorado o “Dia do Automóvel”. É também o “Dia da Fraternidade”, o “Dia do(a) Enfermeiro(a)”, o “Dia do Chefe de Cozinha”, Feriado municipal de Fátima e muitos outros.
    Eu não comemoro nada em especial nessa data, mas o dia 13 de junho foi o dia em que minha mãe nasceu.
    O importante de se marcar datas é que tem sempre um aniversário, uma comemoração um feriado em cada data do ano e é importante lembrar ou conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
    Bom isso é o que eu tenho a dizer sobre o dia 13 de maio.

    ResponderExcluir
  21. aluna:tailha santos
    turma:2008


    o dia 13 de maio é um dia muito especial ,pois ele é lembrado pelo dia da abolição da escravidão que mudou o mundo para melhor ,ele também é lembrado por muitas outras datas comemorativa,como o dia de nossa senhora de fatima,que é um dia muito especial para os catolicos .

    ResponderExcluir
  22. aluna:monique santos
    turma:2008


    13 de maio é dia bastante especial para quem lembrar dele,ele é marcado pela a abolição da escravidão,um dia historico que mudou o mundo,13 de maio é também o dia de nossa senhora de fatima,dia bastante especial para quem é devoto ,e tambem pela famosa sexta feira 13

    ResponderExcluir
  23. nome:karine gonçalves nº12
    turma:2008

    o dia 13 de maio é um dia lembrado ,pois nesse dia ele sofreu um grande marco na história que foi abolição da escravidão,que foi uma grande revolução,e conserteza naquela época foi uma enorme alegria,sexta feira 13 também é uma grande data marcada por superstições bem diferentes
    ,13 de maio é também o dia de nossa senhora de fatima e é uma data muito especial para os católicos.

    ResponderExcluir
  24. Aluna:Palloma Dumard n:27 T-2004
    Pra falar a verdade,no dia 13 de maio,eu não lembro de nada!sou católica,mas não praticante.
    E eu só lembro que é dia da abolição,porque minha mãe fica dizendo que é o dia dela!coitada né!ushauhsuhah

    Mas quando é sexta-feira 13,aaaaaah pra mim é o dia de ver filme de terror,e dar susto nos outros.

    Mas nesse 13 de maio de 2011,a única coisa que eu quis saber foi o show da Miley Cyrus que eu fui :D mas isso não vem ao caso ushaushuah
    beijos,prof.

    ResponderExcluir
  25. turma 2003
    sexta feira 13 realmente é muito falada e realmente muito lembrada. bruxa,gato preto etc... bom saber q outras coisa tambem ocorreram nesta data e muito interessante pois foram fatos historicos a sexta feira treze pra mim e apenas mais um dia nao comemoro nada e muito menos lembrava destas outors fatos nesta sexata feira treze simplismente durmi muitoo.

    ResponderExcluir
  26. Sempre falaram mais a respeito da sexta feira 13, reforçando que era o dia do terror, azar e coisas desse tipo. Sinceramente eu nao sabia que coisas como abolição da escravatura, a senhora mais branca que o Sol e muito menos o aniversário de Pattinson eram comemorados nesse dia. Apesar de ser mito e eu nao me importar muito com isso, quando chega dia 13 e numa sexta feira, a primeira coisa que me vem a cabeça sobre datas é o dia do terror. Mas é bom saber que assuntos divergentes e alguns até interessantes são lembrados neste dia.

    Nathalia Renor
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  27. nome: Bernardo nº 01 turma:2003

    ai ve se isso ta bom na parada de sexta feira 13 Esta data me faz lembrar-se de SEXTA FEIRA 13, a noite das bruxas. A sexta-feira 13 e a noite das bruxas estão ligadas a numerosas superstições e lendas que, apesar das diversas teorias, ninguém sabe ao certo de onde provêm. É, no entanto, claro que este mundo desconhecido nos transporta para uma dimensão mágica onde o que nos assombra e provoca medo, também nos seduz !

    ResponderExcluir
  28. 13 de maio pra mim,foi um dia muito importante.aonde os negros tiveram suas liberdades.no dia de 13 de maio o negro passou a ser reconhecido e assim começaram a fazer parte da sociedade. Rafaelduque.turma.2003

    ResponderExcluir
  29. no dia 13 de maio é a comemoração varias datas,confesso q nao sabia da existencia de algumas comemoraçoes.Nao me ligo muito em datas, mas a data que eu me lembro e a sexta feira 13, assim mesmo porque as pessoas costumam falar que e dia de terror, um dia de azar.. que muitas pessoas que seguem seus rituais costumam comemorar. ja eu nao, as vezes nem me lembro do dia do aniversario de alguem mais proximo. rsrs...
    Aluna: Rafaella santana barros
    turma:2006

    ResponderExcluir
  30. C.E.A.L.
    Aluna: Alessandra Nictheroy Oliveira.
    Turma: 2008. nº:1.

    A data não interfere na minha vida. Apenas me lembro de Nossa Senhora de Fátima nas minhas orações pois sou católica. Gosto de filmes de terror, mas não tenho superstições e não assisto muito televisão então a programação também não me influência.
    Não gosto de Crepúsculo, gosto de Harry Potter, mas o aniversário de Robert quem tem que comemorar é ele mesmo.

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  31. Aluna:Juliana Lemos n°:18 Turma:2003

    Sexta feira 13 me leva a pensar somente nas superstições que dizem a respeito a essa data.Uma que eu penso muito, é a superstição do gato preto que é bastande falada nesse dia, que como a tradição nos relata é que se o gato preto cruzar o nosso caminho é azar na certa.Não me importo muito com esse dia, considero como um dia como todos os outros.Mas gostei
    muito de saber que essa data comemora também outras culturas do nosso mundo.

    ResponderExcluir
  32. Bom ..
    um pouco antes desse mundo tão revolucionario comeravamos muito as datas historicas , como a abolição da escravatura e entre outras , como o tempo foi evoluindo muitas coisas mudaram , e acabamos deixando aquela data tão importante que é a historia para tras , e nos atualizamos , nessa atualização modificamos muitas coisas e passamos a comemorar por superstição mais atualizada , com lendas de bruxas , gatos e etc ..

    ResponderExcluir
  33. professora eu mandei o meu mais nao me identifiquei ;s
    izabelly , 2003

    ResponderExcluir
  34. Essa Data me lembra única e exclusivamente a abolição da escravatura,pois foi uma vitória ao povo negro depois de tanto sofrer,conseguir por mais que pequena um reconhecimento e serem reconhecidos como Humanos,pois antes eram tratados como animais .
    Eu não comemoro essa data,ou seja não faço festas nem saio para comemorar mas entendo a importância que esse dia tem para o mundo.
    É importante sim a marcação de datas ,como um lembrete para jamais esquecermos datas assim não significativas e importantes .

    Nome:Raíssa Braga Do Espírito Santo Turma:2004

    ResponderExcluir
  35. Diuana-turma2006
    Achei muito interessante, até porque hoje em dia é muito difícil das pessoas lembrarem de datas históricas como essa, que foi um marco para o Brasil.Também neste dia foi sexta-feira 13, para aqueles que acreditam em supertição.

    ResponderExcluir
  36. CEAL

    Aluno:Raphael Oliveira da Silva Carvalho
    Turma: 2004 nº 32


    O dia 13 de maio em minha vida...É um dia moderadamente especial pelo fato de ser um dia marcante em nosso país, pois foi quando a Princesa Iasabel assinou a lei que determinava o fim da escravidão no Brasil e é importante para eu lembrar porque adoro História(principalmente do Brasil e II Guerra Mundial)e é difícil esquecer.E é o dia que marca um fim de uma injustiça e o começo de outra. Pois todos nós nascemos livres, (Pois a partir daí os negros passaram a ser perseguidos com muito preconceito e mesmo com abolição, sem espaço na sociedade,ou seja, não serviu quase de nada). O dia da aparição de Nossa Senhora de Fátima lembrava, mas esse ano sinceramente esqueci profª, sou católico praticante mas nem tanto assim.Fora isso não lembro de nada.

    Todo dia é pra ser comemorado, por todos, desde que seja importante para a sociedade.
    Valeu profª!

    ResponderExcluir
  37. Bom , pra mim esta data não tem a menor importancia , mas pra muitos esta data é de extrema importancia. Neste dia há pessoas que acreditam em supertições , veem este dia como um dia de azar '' sexta feira 13 '' . Pros católicos , também é um dia muito importante , pois é o dia de nossa senhora de fátima. E para todos , mesmo não significando muito , foi o dia que ocorreu a abolição da escravatura no Brasil . Mas particulamento , eu não considero este dia como uma data comemoratica.

    Nome: Stephany Vasconcelos Rodrigues.
    Turma: 2006.

    beijos professora . s2

    ResponderExcluir
  38. Dia 13/5 é importante pois nesse dia se comemora a libertação dos escravos.Pois milhares de negros experimentaram a liberdade. Apesar de ñ acabar com o preconceito foi um grande passo para o fim deste.

    Gabrriel Valentim,2006,8

    ResponderExcluir
  39. O dia 13 de Maio é importante. Pois foi qundo a princesa Isabel assinou a lei aúrea. Libertou milhões de escravos das senzalas .Hoje temos uma sociedade igualitaria ? ñ mas esse foi um grande passo para q a igualdade finalmente se estalessece entre os Homens

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Brunna Lopes nº 36
    Turma: 2006
    CEAL

    No dia 13 de Maio que é comemorada popularmente, também é comemorada pelos católicos. A abolição foi uma ação importante e marcante na história de nosso país pela Abolição da Escravatura e para os fiéis é um dia super importante por conta da Aparição de Nossa Senhora. Eu acredito em superstição e particularmente para mim, toda sexta-feira 13, sem pensar no dia 13 de Maio, é medonha, porque dizem que nela temos azar e tudo mais.

    ResponderExcluir
  41. Aluna Raiane Thais
    N-26 t: 2008

    Treze de maio é um dia muito importante na história,pois marca o fim da escravidão.
    Na verdade só fui me da conta que era treze de maio quando ouvi alguem falar sobre a tão temida sexta feira TREZE,que por sinal,para mim não quer dizer nada,mas fico feliz sempre que lembro que acabou a escravidão e que podemos sermos livres.

    ResponderExcluir
  42. 13 de maio marca a liberdade
    e por isso deve ser comemorada
    pra gente pode parecer uma coisa normal
    Mas para aqueles ditos escravos
    era um sonho!

    Aluna Raiane Thais
    T: 2008

    ResponderExcluir

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada