quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Questões da Uff- 2006 a 2010


1)      “A centralização, tal qual existe, representa o despotismo, dá força ao poder pessoal que avassala, estraga e corrompe os caracteres, perverte e anarquiza os espíritos, comprime a liberdade,constrange o cidadão, subordina o direito de todos ao arbítrio de um só poder, nulifica de fato a soberania nacional, mata o estímulo do progresso local, suga a riqueza peculiar das províncias, constituindo-as satélites obrigados do grande atraso da Corte – centro absorvente e compressor que tudo corrompe e tudo concentra em si – na ordem moral e política, como na ordem econômica e administrativa.” (Manifesto Republicano. A República. Rio de Janeiro, 3-12-1870).
Com base no trecho extraído do Manifesto Republicano, analise a correlação de forças políticas que deu origem ao Partido Republicano no Brasil em 1870.

2)      Entre 1851 e 1870, a atuação do Império do Brasil foi marcada, no plano internacional, pelas intervenções militares na região do Rio da Prata, área de grande interesse do Brasil. Esta atuação não era a única direção da política externa imperial, nem com relação aos demais países da América do Sul, onde havia interesses em jogo, e nem, principalmente, com relação aos países europeus e aos Estados Unidos.
a) Explique as grandes linhas de atuação da política externa do Império Brasileiro, apresentando dois motivos pelos quais o governo Imperial adotava tais condutas.
b) Relacione a ação do governo Imperial na Região Platina com os objetivos estratégicos traçados pela política interna do Império e com os interesses de, pelo menos, um dos grupos sociais envolvidos na Questão do Prata.
c) indique e explique duas diferenças entre as expansões européias dos séculos XV e XVI e do século XIX;

(Gabaritos amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada