terça-feira, 13 de outubro de 2009

Livro da semana: As Barbas do Imperador

As Barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz.
Li há onze anos atrás enquanto fazia uma pós em História do Brasil, na UFF. E, por engraçado que possa parecer, o livro me ajudou num dos trabalhos que fiz na faculdade de Direito porque faz alusão a Lei de Terras. Aliás, por conta disso é que dei o primeiro passo em direção ao Direito. Logo depois, recebi um "empurrão" da irmã. rsrs
Vou ler novamente, junto com vocês.
Assim, podemos trocar informações. O assunto do bimestre, para os alunos do CEAL, é Segundo Reinado. Então, adequadíssimo!
Pode-se achar facilmente em sebos e livrarias. mas se quiser ler on-line, leia aqui.




Neste livro, Lilia Moritz Schwarcz nos retrata a monarquia brasileira, especificamente o Segundo Reinado, através da trajetória de vida do Imperador d. Pedro II. Ao mesmo tempo em que o monarca se preocupava em manter as tradições e o mito monárquico – com palácios, rituais e medalhas – ele era um homem letrado e um viajante interessado no progresso. Vestindo sua murça de penas de tucano, tropicalizava a monarquia, criando uma identidade própria para um regime importado. Imperador aos catorze anos, D. Pedro II ocupou o trono por quase 50 anos e tornou-se o símbolo do Brasil Imperial, onde se misturavam os ritos da monarquia com a busca por uma identidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário. Obrigada